quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Expectativas


Uma vez um amigo muito querido me disse que a melhor maneira de aceitar as pessoas, ou até os fatos da vida, é criar um sistema de nível de expectativas. Funciona mais ou menos assim: você conhece uma pessoa e começa a observar suas falas e atitudes e começa a supor o que pode esperar dela, traçando uma linha vertical imaginária em sua frente e marcando com um “x” o ponto em que acha que suas expectativas devem estar. De acordo com o que vai acontecendo ao longo do convívio, você sobe ou desce o seu “x” e assim nunca espera de uma pessoa mais do que ela pode lhe oferecer.  

Por um tempo isso foi, para mim, apenas uma daquelas ideias que você escuta, entende, acha incrível, mas não consegue assimilar muito bem e colocar em prática. Depois que isso realmente fez sentido e que comecei a aplicar esse gráfico de expectativas em minha vida, vi que aos poucos foi ficando mais fácil fazer as pazes com as pessoas ou com a memória que tenho delas. Percebi que a maioria das minhas decepções vinha ou de eu não ter ao menos tentado observar direito a pessoa ou de ter ignorado o nível de expectativas que eu deveria ter. 

O fracasso é previsível quando se espera algo que está além do que podem nos oferecer. Culpar as pessoas porque elas não fizeram algo que nem deveria ser esperado delas é, no mínimo, ignorância. Há infinitamente mais ignorância que maldade nas atitudes das pessoas, seja nas que batem, seja nas que apanham. E não há melhor remédio contra a ignorância que pensar, mas pensar muito e a todo o tempo, em si e nos outros.









~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



Top Ipod: Two Halves - My Morning Jacket




.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...